segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PLANTAR PARA CURAR


Trouxe para esse cantinho, o resultado de um estudo das plantas medicinais feito com a comunidade indígena Potiguara da Aldeia Forte, na Paraíba. O trabalho foi dinamizado pelo estudante de Etnobotânica, Xavier Gegout. As crianças participaram com uma alegria sem par. Quero compartilhar esse contentamento também meu, acreditando que o livro representa um passo na restauração da memória dessas comunidades que estão perdendo seus conhecimentos originais. Trata-se de uma pequena edição, 335 exemplares, sendo 255 destinados aos moradores da aldeia e às bibliotecas das escolas públicas locais. São apenas 80 livros disponíveis pra venda, portanto não vai pra livraria. O resultado será destinado à construção da sede da Toré Forte - Associação Cultural Indígena Potiguara- realizadora do projeto. Existem diversos projetos que estão dependendo da conclusão da sede, pois a aldeia não dispõe de espaço para aglutinar os moradores em atividades culturais. Uma realidade que eles querem mudar.Os amigos que desejarem obter o exemplar, queiram nos contatar.
Outra forma de colaborar é se tornando SÓCIO COLABORADOR. A
quem manifestar interesse nesta forma, enviaremos o formulário para preenchimento e cópia dos Estatutos da Toré Forte. Tenho estado longe dos blogs, ocupada com esses projetos, por isso desculpem as ausências. E obrigada pela paciência e atenção.
Contatos: itajacianapotiguara2009@yahoo.com.br
severaceci@gmail.com

3 comentários:

  1. Oi, Leandro, vamos então fazer um pacote do que temos para Fortaleza? Desses livros tenho muitos, preciso levar também para O SEBO CULTURAL, E CASA DO LIVRO na UFPB. Pode dar algum resultado.

    ResponderExcluir
  2. o Brasil é lindo.
    adoro ir a Paraiba....

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança, no nosso quintal havia de tudo... Minha avó sabia muito sobre as ervas, e nos curava, com cada chá adequado.
    Funcho, Santa Maria, Boldo, etc...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Oba! Jardim florido! Obrigada por seu comentário.